tudo sobre canario do reino

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Desinfecção de Gaiolas e Viveiros

COMO DEVEMOS PROCEDER?

Em qualquer tipo de criação em que tenhamos animais aglomerados ou confinados, devemos sempre lembrar que a disseminação de enfermidades é facilitada.

Para tanto, devemos estar sempre alertas e limpar as gaiolas e viveiros, diariamente.

A limpeza diária com a remoção das fezes, água e restos de alimentos faz-se obrigatório, mas devemos nos ater ao fato que, assim que houver uma mortalidade inexplicável ou qualquer sintoma de doença, obrigatóriamente isolamos a ave e procedemos à desinfecção da gaiola ou viveiro.

Os melhores desinfetantes para criatório de aves, são aqueles à base de amônia quaternária e glutaraldeído, desde que, respeitemos as diluições indicadas pelo fabricante.

É importante salientar que, estes produtos não atuam sobre a matéria orgânica, ou seja, sobre fezes, restos de alimentos, etc. Neste caso é indispensável que antes da aplicação dos mesmos, façamos uma boa limpeza com água sob pressão, só assim teremos uma melhor eficácia dos produtos.

Existem alguns tipos de enfermidades, como as parasitárias, por exemplo, que não são eliminadas com o uso de desinfetantes, pois, possuem uma forma de sobrevivência no ambiente que são os cistos ou ovos. Para este tipo de problema, é importante o uso da vassoura de fogo e o descanso das instalações.
Lembrete: As aves são animais bastante sensíveis e frágeis, e para tanto, devemos tratá-las com atenção e carinho, mas nunca descuidar de sua saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário